Pra que serve?

O ácido azeláico é muito útil para cuidados com a beleza e serve para o tratamento de acne e manchas da pele.

Por DERMATOLOGISTA ESPECIALISTA

Ele é encontrado naturalmente no trigo, cevada e centeio e pode ser obtido por meio da oxidação do óleo da planta mamona.

O ácido azeláico é usado principalmente no tratamento contra a acne, quando indicado pelo dermatologista. Depois de avaliada a necessidade do seu uso, ele pode ser aplicado como peeling ou como pomada. O procedimento do peeling deve ser executado em clínicas dermatológicas, por profissionais especializados.

Ácido Azeláico Azelan Gel Preço

A pomada do ácido azeláico, conhecida como Azelan Gel, pode ser encontrada facilmente nas farmácias. Ela é vendida somente sob prescrição médica, por meio da apresentação de receita, e custa em torno de R$ 50,00.

Acido Azelaico Azelan Gel Benefícios do Ácido Azeláico

O ácido azeláico é conhecido por não possuir alguns efeitos colaterais que a maioria dos medicamentos para acne possui como, por exemplo, não piora o quadro da acne no início do tratamento antes de melhorar a textura da pele, não provoca a descamação da pele, pode ser aplicado mais de uma vez ao dia e pode ser usado por mulheres grávidas e também por aquelas que estão amamentando.

Isso se torna uma grande vantagem desse medicamento perante os outros, pois o que acontece é que durante a gestação, a atividade de algumas glândulas pode aumentar como é o caso da glândula sebácea. Por esse motivo, existem muitas gestantes que têm o quadro da acne piorado durante a gravidez.

Muitos medicamentos são proibidos de ser usados por mulheres grávidas devido a sua composição, mas o ácido azeláico está entre os aprovados, já que não tem indicativo nenhum de que possa fazer qualquer tipo de mal ao feto.

Ácido Azeláico no Tratamento do Melasma

O ácido azeláico também é indicado para o tratamento de manchas na pele, como é o caso do melasma, que são aquelas manchas escuras que aparecem com maior frequência no rosto.

Acido Azelaico Melasma
O melasma é provocado por uma produção exagerada de melanina e pode aparecer em homens e mulheres, sendo a maior incidência nas gestantes.

E porque ele é tão eficaz? Por que reduz o crescimento de bactérias na pele e reduz a inflamação, que são responsáveis pelo surgimento da acne. Para os que possuem manchas, ele funciona muito bem por reduzir a pigmentação da pele.

Outro ponto positivo é que ele contribui para eliminar radicais livres, o que deixa a pele com aspecto mais jovem e pelo fato de não ser um ácido tóxico, é tolerado pela maioria das pessoas que fazem o seu uso.

Ácido Azeláico no Tratamento da Rosácea

Rosácea é uma condíção da pele comum e normalmente causada por alguma desordem inflamatória.

Seus sintomas incluem vermelhidão no rosto e pequenas protuberâncias que se assemelham a acne.

O Ácido Azeláico possui propriedades anti-inflamatórias, o que o torna um método eficaz no tratamento da Rosácea.

Algumas pessoas que usam o ácido azeláico pela primeira vez, relatam que ele causa ardência e até coceira na pele nos primeiros dias de uso, sendo que essa reação desaparece assim que a pele se adéqua ao produto.

Compartilhe!