Benefícios e Cuidados

Também chamado tratamento de esfoliação, é uma técnica de regeneração da pele, tendo assim um efeito "anti-envelhecimento".

Por DERMATOLOGISTA ESPECIALISTA

O tratamento com uso do Peeling Químico, pode melhorar e bem a aparência da pele.

Por meio desta técnica, a pele esfoliada é seguida por uma regeneração cutânea. A pele "nova" é mais suave e aparece mais "saudável".
 
Uma avaliação antes do tratamento, bem como o tratamento em si devem ser feitos por um médico especialista em dermatologia.
 

peeling

Benefícios do Peeling Quimico

  • Redução de linhas de expressão ao redor dos olhos e na região da boca
  • Diminuição de rugas causadas pela idade e ação do sol
  • Melhora na aparêcia de leves marcas de cicatrizes
  • Tratamento de alguns tipos de acne
  • Baixo risco

Existem peelings químicos que são seguros para uso em todas os tons de pele, sem risco de hiperpigmentação (geralmente uma preocupação com a pele mais escura).

Os dermatologistas também podem customizar um blend de ácidos para atender a necessidades específicas de cada paciente.

  • O uso correto do peeling pode ajudar no tratamento de acne e cicatrizes de acne.

O peeling de ácido salicílico e o peeling de Jessner (ácido salicílico, ácido láctico e resorcinol, um esfoliante antisséptico) mergulham profundamente na pele para desobstruir os poros, ao mesmo tempo que esfolia a superfície corroendo os cravos e as marcas de espinhas.

Outra vantagem do ácido salicílico: Ele permanece nos poros, onde continua a mantê-los claros ao longo do tempo.

  • Ótima opção para controlar o melasma.

Não existe uma cura permanente para as manchas escuras desencadeadas pela ação recorrente de raios de sol, e provocadas por surtos hormonais (como aquelas causadas por gravidez e pílula), mas peelings químicos oferecem uma boa opção para amenizar o melasma.

Leia também: Ácido azeláico: Para que serve?

Quais são os tipos de peelings químicos?

Diferentes substâncias químicas podem ser usadas.

Os peelings podem variar de categoria, sendo considerados "leves" (quando agem nas camadas superficiais da pele) ou "profundos" (camadas mais profundas da pele). Por exemplo, peeling de ácido fenol e peeling de ácido glicólico estão em extremos opostos quando falamos de peeling químico.

Peelings de ácido glicólico são considerados leves e peelings de ácido fenol são incrivelmente fortes.

Peelings mais leves, resultam em uma pele mais lisa e brilhante. Estes peelings químicos superficiais na verdade, não "quebram" profundamente a pele; eles agem como dissolvendo levemente. Dissolvendo as camadas superiores da pele, mais acne é limpa, e um brilho instantâneo retorna para a pele. Estes resultados podem durar até um mês.

Uma vantagem adicional é que os peelings também ajudam o seu creme hidratante favorito penetrar mais profundamente e de forma mais eficaz, ao mesmo tempo, estimulando a produção de colágeno do seu corpo.

Peelings mais fortes, como o peeling de ácido fenol, trabalham ativando a resposta de cura a uma "ferida" de sua pele, dissolvendo as camadas mais profundas da pele.

À medida que o tecido é removido, uma ferida é criada na pele, que estimula a resposta de cura do corpo, fazendo com que o tecido novo apareça. Assim como peelings superficiais, a profundidade e a força do peeling, varia com base na resistência dos produtos químicos utilizados e o período de tempo que a solução é aplicada. 

Os ácidos utilizados em peelings químicos, forçam a pele a verter as camadas mais externas danificadas.

Muitas vezes referidos como peelings profundos, eles tendem a dar os resultados mais dramáticos, mas também exigem um tempo de recuperação maior, (entre 2 semanas a 3 meses). O resultado final, no entanto, pode durar anos.

Peeling QuÍmico para Tratamento de Rugas

Peelings químicos são um instrumento eficaz para regenerar a pele, suavizando rugas e linhas finas e melhorando a textura da pele

 Nem todos os peelings funcionam da mesma forma. Há diferentes tipos de peelings: superficial, médio e profundo. Peelings médios e profundos são mais eficazes para redução de rugas
 

Como Funciona o Tratamento com Peeling Químico

A aplicação de peeling químico é um pouco desconfortável.

Os produtos são razoavelmente abrasivos, mas a aplicação é rápida.

O processo leva cerca de 30 minutos.

peeling-quimico

Cuidados pós-aplicação de Peeling Químico?

 Depois de uma sessão de peeling, a pele fica super seca, então você vai precisar hidratar o dobro do que faria normalmente.
 
  • Uso de cremes hidratantes.
  • Evite o toque na área tratada.
  • Evite exposição ao sol e sempre lembrar de aplicar protetor solar.
  • Não aplicar cremes anti-envelhecimento por uma semana.
Protetor solar durante o dia é uma necessidade absoluta, enquanto a pele é extra vulnerável. A última coisa que você quer fazer é ficar queimada, enquanto sua pele está tentando regenerar uma nova camada.
 
Os peelings químicos geram uma pele nova e linda. Esta nova pele, é portanto, um pouco mais suscetível aos danos dos raios solares. Por esta razão, é geralmente mais vantajoso utilizar peelings químicos durante o outono e inverno.
 
Importante ressaltar que a pele é um órgão delicado e complicado, e com tantas opções disponíveis pode gerar muita dúvida em qual tratamento escolher. Não tema! Seu médico dermatologista de confiança pode fazer uma análise da sua pele em profundidade e recomendar o mais seguro e eficaz tratamento, adaptado às suas necessidades individuais.
 

Artigo relacionado:

 

 

Compartilhe!