varizes nas pernas

Tratamento para varizes nas pernas

As varizes estão presentes em homens e mulheres e incidem com mais frequência nas pernas.

O motivo é que, caminhar e se manter de pé, causam uma sobrecarga das veias dos membros inferiores, que ficam dilatadas permanentemente.

Muitas pessoas procuram tratamento para varizes nas pernas, pois o aspecto avermelhado, roxo, e as dores locais, geram um desconforto muito grande.

varizes nas pernas

As varizes também podem ser indicadoras de maiores riscos a problemas de circulação.

Os fatores que mais causam as varizes são:

• Genética;
• Obesidade;
• Maior número de gestações;
• Uso de anticoncepcionais;
• Carregar muito peso;
• Ficar muito tempo em pé ou sentado.

As varizes

Os vasos ficam na epiderme, que é a camada mais superficial da pele e as varizes, por sua vez, estão localizadas na camada de gordura que fica abaixo da pele.

Ao contrário do que muita gente pensa, os vasos não se transformam em varizes com o tempo, e o contrário também não ocorre, ao passo que elas são estruturas vasculares distintas e também estão em posições diferentes dentro do corpo.

No entanto, as varizes podem subir, chegando mais perto da superfície da pele e gerando vasinhos superficiais. No tratamento das varizes é preciso descobrir qual é a veia principal que nutre os vasinhos, pois se somente os vasinhos são secados, o problema volta depois de um tempo.

Tratamento para varizes nas pernas

No tratamento das varizes nas pernas é feita uma microcirurgia nas veias que alimentam os vasos. Após esse processo, é feita a escleroterapia, que irá secar os vasinhos, já que a raiz do problema já foi eliminada.

Esse procedimento não é realizado em pacientes gestantes, com problema de circulação arterial, com infecções ou que estão em tratamento de quimioterapia.

No tratamento também existe o uso de meias compressoras, que são indicadas pelo médico de acordo com o grau de necessidade do paciente. É crucial que a meia seja indicada por um especialista e jamais comprada por conta, ao passo que o uso de uma compressão maior que o necessário pode causar complicações. Entre os tipos de meias de compressão estão os níveis suave, média, alta e extra-alta.

varizes nas pernas meia de compressao

Para quem trabalha muito tempo em pé ou muito tempo sentado, é importante que sejam feitas algumas pausas durante o expediente para exercitar a panturrilha.

Entre os movimentos mais recomendados estão esticar a panturrilha e voltar à posição inicial, que pode ser feito sentado ou em pé. Estando sentado na cadeira, estique uma perna e movimente o tornozelo para cima e para baixo. O segundo exercício mais indicado é deixar as pontas dos dois pés sobre um degrau e afundar o calcanhar, que irá esticar a panturrilha, e depois voltar à posição inicial.

No caso de varizes mais severas, o seu médico poderá recomendar algum outro tratamento dentre os seguintes:

    • Escleroterapia
    • Cirurgia a laser
    • Procedimento assistido por catéter usando radiofrequencia ou laser.
    • Cirurgia endoscópica

Links:

http://g1.globo.com/bemestar/videos/t/edicoes/v/cirurgiao-vascular-da-dicas-para-evitar-vasinhos-e-varizes/1998418/

http://campograndems.dermatologistaespecialista.com.br/