Tipos, causas e tratamentos

As pintinhas inchadas que costumam incomodar na aparência tem uma razão de existir. Confira os principais tipos de verrugas e o que fazer para se livrar delas.

Por DERMATOLOGISTA ESPECIALISTA

Você já deve ter parado para observar seu corpo e se incomodado com uma pintinha saltada, um pouco enrugada, que antes não estava ali. Pode ser uma verruga.

No entanto, fique tranquilo. Na maioria das vezes, as verrugas são inofensivas e podem ser tratadas. Ao você identificar o tipo de verruga que encontrou em sua pele,  é possível descobrir a causa e buscar um tratamento.

Tipos de Verrugas Fotos

Na grande maioria das vezes, as verrugas são causadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV). O HPV quando em contato com o corpo faz com que as células cresçam além do normal e saltem para fora da pele, formando as famosas verrugas.

O HPV pode ser transmitido de diversas maneiras, seja no contato com outras pessoas que apresentem o vírus, como através de relações sexuais ou ferimentos abertos, que acabam sendo uma porta de entrada para o vírus.

Embora qualquer pessoa possa apresentar a famosa pintinha saltada, há outros grupos de risco com maiores incidências de determinados tipos de verrugas.

Os adolescentes e crianças costumam ser parte desse grupo, principalmente por essa fase ser uma época de muitos cortes, machucados e arranhões – que possibilitam a entrada do HPV.

Pessoas com o vírus HIV também costumam apresentar maior sensibilidade à incidência das verrugas, diante da menor imunidade.

 

"Na grande maioria das vezes, as verrugas são causadas pelo Papiloma Vírus Humano (HPV)."

Tipos de Verrugas

As verrugas também são conhecidas por aparecerem de diversas maneiras na pele. Existem as maiores, as menores, as escuras, de cor mais claras, enrugadas ou não.

A seguir apresentaremos os tipos mais comuns, encontrados na pele humana:

  • Verruga Vulgar

É o tipo mais comum de verruga. As verrugas vulgares são pequenas saliências que aparecem nos dedos, couro cabeludo, cotovelos, pés, joelhos e unhas.

Elas são esbranquiçadas e podem apresentar manchas pretas.

Esse tipo de verruga, geralmente  é causada por ferimentos, ou pequenos cortes (na cutícula, por exemplo).

  • Verrugas Anogenitais

As verrugas anogenitais como o próprio nome já diz são localizadas nas áreas genitais masculinas ou femininas. Ela também é causada pelo vírus HPV e pode ser contraída no ato sexual, sem proteção.

Geralmente, são rosadas e quando maiores podem lembram a estrutura de uma couve-flor.

Como são localizadas nas áreas genitais, essas verrugas merecem mais atenção, pois podem indicar um futuro câncer de colo de útero, ou de pênis.

Por isso toda atenção e cuidado é válido e quando você notar a presença dessas verrugas, que podem crescer ao longo do tempo, ou notar sangramentos após as relações sexuais, é altamente recomendado procurar um médico imediatamente.

  • Verrugas Filiformes

As verrugas filiformes, finas e alongadas, são famosas por ocuparem o rosto, olhos, o pescoço e outras partes do corpo.

Geralmente elas também são o principal foco das cirurgias plásticas, uma vez que elas aprecem em locais menos apropriados, e mais visíveis.

  • Verrugas planas

As verrugas planas são encontradas geralmente no rosto. São caracterizadas como pequenas bolinhas amareladas ou acastanhadas, de no máximo 5mm. Elas podem ser macias e lisas.

  • Verruga plantar

As verrugas plantares são localizadas nos pés. Geralmente elas são confundidas com calos.

Sua aparência é redonda e com manchas pretas, o que a faz ganhar o apelido de “olho de peixe”.

A verruga plantar incomoda principalmente no caminhar, por ser muitas vezes localizada na sola do pé.

Verruga Plantar

Como Eliminar As Verrugas

Se você identificou ter algum tipo de verruga, deve estar se perguntando como se livrar dela, não é verdade?

Principalmente se forem muito incômodas como a verruga plantar (nos pés) ou as verrugas filiformes (no rosto).

A boa notícia é que, eventualmente, elas desaparecem com o tempo de maneira espontânea.

Ainda continuará existindo aquelas que demorarão bastante tempo para desaparecer e podem exigir um tratamento mais minucioso e prolongado.

Antes de te abordar os tipos de tratamentos para acabar com as verrugas, vale ressaltar: não tente arrancar ou eliminar a verruga em casa, sem qualquer orientação médica.

Isso pode ser extremamente arriscado, afinal, algumas verrugas podem ser confundidas com uma lesão que pode indicar um câncer.

Portanto, o ideal é, antes de qualquer coisa, consultar o seu médico e saber qual tipo de verruga está aparecendo em sua pele.

O médico mais indicado para essa análise é o DERMATOLOGISTA.

Então, se você perceber que tem uma verruga estranha, que está te incomodando na pele e que não desaparece com o tempo consulte o dermatologista.

O primeiro passo que seu médico vai tomar é o de identificar o tipo de verruga que está em seu corpo, como já abordamos aqui. Então o dermatologista irá decidir qual tratamento mais adequado para seguir.

Relembrando então os tipos de verrugas: verruga plantar (que é geralmente confundida com o calo e incomoda nos pés), as verrugas anogenitais, verruga plana, verruga filiforme e verruga vulgar.

 

COMO ELIMINAR AS VERRUGAS

como eliminar verrugas a laser

  • Tratamento para as Verrugas Anogenitais

Uma das verrugas que mais causam preocupação é a verruga anogenital. Ela fica localizada nas genitais masculinas ou femininas, e causa uma preocupação a mais porque é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).

Também em seus casos mais graves, podem evoluir para um câncer. Por isso, devem ser examinadas e avaliadas sempre por seu médico.

O tratamento para a verruga anogenital pode ser feito através de medicamento, com o remédio indicado por seu médico, geralmente em pomada, ou um tipo específico de ácido aplicado pelo profissional na região afetada, ou mesmo com cirurgias menos evasivas. Seu médico irá te orientar sobre qual a opção mais adequada de acordo com sua necessidade específica.

Se a verruga anogenital sinaliza uma lesão cancerígena, os tratamentos são mais delicados.

No caso da mulher, o câncer do cólo de útero pode exigir a retirada total do útero, e no caso do homem o câncer de pênis tem o tratamento que se baseia em radioterapia, quimioterapia.

As verrugas anogenitais mais graves, que são fruto do HPV podem ser prevenidas. Utilize sempre preservativos em suas relações sexuais, evite compartilhar roupas íntimas e utilize com cuidado banheiros públicos.

  • Tratamento para Verruga Vulgar

Menos perigosas que as anogenitais, elas crescem geralmente perto das unhas, dedos e regiões de maior impacto, como o cotovelo ou o joelho.

É muito comum que as verrugas vulgares apareçam em regiões que sofreram hematomas, como unhas ruídas, por exemplo.

Por serem mais comuns em regiões de hematomas, também é usual que apareçam em crianças ou adolescentes.

O tratamento de verrugas vulgares é simples.

A crioterapia (congelamento com nitrogênio) é o tratamento mais comum para esse tipo.

Em alguns casos o tratamento também pode ser feito com uma técnica chamada de eletrocirurgia, que e a queima da região,

Mas em muitos casos, as verrugas vulgares costumam desaparecer com o tempo, ou pelo menos reduzem o inchaço da região. Portanto, consulte seu médico e veja se é realmente necessário realizar o tratamento medicamentoso, a pequena cirurgia,  ou se vale a pena esperar o desaparecimento.

  • Tratamento das Verrugas Filiformes

Enquanto as verrugas vulgares são mais comuns em crianças, as verrugas filiformes são mais usuais em pessoas mais velhas e costumam aparecer no rosto, nos olhos e no pescoço. A estrutura dela é diferente das demais, mais fina e alongada.

Mesmo sendo uma verruga incômoda na aparência, à verruga filiforme é benigna e não costuma causar dor.

O tratamento das verrugas filliformes é feito através de Peelings químicos, como ácido sacilicídico, e/ou de outras substâncias indicadas por seu médico como a tretinoína e o ácido glicólico.

Isso porque, o ácido não é indicado quando suas verrugas estão em locais sensíveis como a boca ou os olhos.

Também e utilizado o método de congelamento com nitrogênio líquido, chamado de crioterapia, que costuma ser bastante eficaz e deve ser realizado por um médico.

  • Tratamento de Verrugas Planas

As verrugas planas costumam incomodar bastante na aparência por aparecerem no rosto das pessoas, mas a vantagem é que elas são as menores.

Geralmente elas aparecem amareladas ou com manchas escuras em crianças, ou em regiões que se usa depilação com lâmina, como a barba dos homens, ou na perna das mulheres. Elas também podem aparecer na região das mãos.

Na maioria dos casos esse tipo de verruga aparece em maior quantidade na pele, por isso, o tratamento de verrugas planas acaba sendo com esfoliação, para provocar a descamação da região.

Essa esfoliação costuma ter ácido salicídico e outras substâncias, indicadas pelo médico. Também é possível eliminar as verrugas planas por meio de tratamento a laser.

  • Tratamento da Verruga Plantar

A verruga plantar tem esse nome porque geralmente se desenvolve na planta dos pés. Por serem pouco salientes, ao contrário das outras verrugas, elas costumam ser confundidas com calos nos pés e são chamadas de olhos de peixe.

O tratamento das verrugas plantares geralmente não costuma ser necessário, porque elas não apresentam usualmente muito perigo. Mas, diante das dores e dos incômodos causados ao caminhar, muitos procuram intervenção médica para sanar as dores.

Quando procurados nesses casos, os médicos costumam indicar o tratamento com peelings quimicos, eletrocirurgia, tratamentos a laser, ou a crioterapia (congelamento). Em casos extraordinários, pode ser indicada a intervenção cirúrgica.

Por ser contagiosa, assim como a maioria das verrugas, é recomendável também, que o paciente evite ir a clubes, praias, piscinas quando estiver com a verruga plantar. Isso pode causar o risco de outras pessoas contraírem a doença. Mesmo depois do tratamento, ela pode aparecer novamente.

  1. Verrugas Na Gravidez

Verrugas na Gravidez

Por fim, vamos falar de um tipo de verruga que pode causar incômodo: as verrugas na gravidez.  As mais comuns que aparecem nas grávidas são as verrugas anogenitais, devido a alteração dos hormônios que ocorrem nesse período, ou diante de um contágio anterior de HPV pela futura mamãe.

É importante ressaltar também que se a mulher tem o HPV mesmo antes de engravidar, as verrrugas podem aparecer em maior quantidade durante a gravidez, diante do aumento dos hormônios e a um ambiente vaginal mais propício ao surgimento das verrugas.

O sistema imunológico das grávidas também costuma ser menor, o que colabora para o aparecimento das verrugas em maior quantidade.

Costuma ser comum o aparecimento das verrugas na região genital da mulher, mas também não é difícil que surjam as pintinhas saltadas em regiões como o pescoço, rosto e corpo.

As verrugas nas grávidas não costumam apresentar riscos, por isso muitas vezes o melhor é esperar o desaparecimento delas sozinho. Mas é sempre importante ao menos informar que você está tendo verrugas na gravidez, afinal, quando em grandes quantidades na área da vagina, ela pode causar algum tipo de incômodo durante o parto.

Também é bastante improvavel que a mãe transmita o HPV para seu bebê no útero.

Assim como acontece com as pessoas não gestantes, não é recomendável que a gestante mexa ou tente arrancar a força as suas verrugas.

Enfim, as verrugas podem em geral apenas incomodar na aparência, ou em leves incômodos. Mas é sempre muito importante investigar a causa e informar ao seu médico o aparecimento de pintinhas indesejáveis na pele.


 

Compartilhe!